Motorista que atropelou capivaras no Lago Sul diz que não viu animais na pista; veja VÍDEO
11/07/2025
(Foto: Reprodução) Homem foi à 10ª Delegacia de Polícia prestar depoimento e foi liberado. Atropelamento foi registrado por câmeras de segurança; carro seguiu viagem sem prestar socorro. Vídeo mostra momento em que carro atropela capivaras no Lago Sul.
O motorista que atropelou um grupo de capivaras, na madrugada desta quinta-feira (10), no Lago Sul afirmou, em depoimento à polícia, que não viu os animais na pista (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O homem foi à 10ª Delegacia de Polícia, no Lago Sul, prestou depoimento, assinou o termo circunstanciado e foi liberado.
A polícia afirmou que aguarda o laudo pericial para encaminhar o caso à Justiça.
De acordo com o Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre do Distrito Federal (Hfaus) duas capivaras sobreviveram ao atropelamento e estão em estado grave. Outros 13 animais morreram no local.
É crime atropelar animais silvestres?
Atropelar um animal pode ser considerado crime de maus-tratos e a pena varia de três meses a um ano de detenção, com multa. Segundo a Lei de Crimes Ambientais, a penalidade pode aumentar de um sexto até um terço em caso de morte do animal.
Ao g1, o advogado criminalista Rafael Valentini afirmou que a pena pode ser ampliada também no caso de omissão de socorro.
"Caso o motorista deixe o local do acidente sem prestar qualquer tipo de auxílio ou sem acionar as autoridades, essa omissão pode ser levada em conta pelo juiz como circunstância para agravar a pena", diz o advogado Rafael Valentini.
O atropelamento
Motorista atropela grupo de capivaras no Lago Sul, em Brasília.
reprodução
O atropelamento foi na madrugada desta quinta-feira (10), no Lago Sul.
Nas imagens, é possível ver o momento exato em que o veículo atinge as capivaras, que andavam "em fila" em uma das faixas central da via principal da região. O g1 optou por interromper a imagem no momento da batida.
Treze animais atingidos pelo veículo morreram ainda no local. As duas capivaras que ficaram feridas, incluindo um filhote, foram encaminhadas para exames.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEOS: um cavalo e 13 capivaras morreram em acidentes de trânsito nesta quinta-feira (10)
PRISÃO EM FLAGRANTE: mulher é presa após agredir enfermeira com soco na UBS 11 em Samambaia
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.