Curativo a vácuo é usado para acelerar cura de feridas graves e baratear tratamento em Macapá
19/04/2025
(Foto: Reprodução) Método está sendo implantado no anexo do Hospital de Emergência e busca reduzir o risco de infecções e tempo de internação. Curativo a vácuo é usado para acelerar cura de feridas graves
Gea/Divulgação
Pacientes com ferimentos graves internados no anexo do Hospital de Emergência de Macapá estão sendo atendidos com o método curativo a vácuo, que busca acelerar a cura, reduzir custos financeiros e possíveis infecções hospitalares. O trabalho é realizado pelos profissionais da Fundação de Saúde Amapaense.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Segundo a gestão do hospital, a técnica é considerada inovadora e é aplicada em diversos hospitais do país. A ideia é usar a tecnologia para um tratamento mais eficaz. (Entenda como funciona o curativo no final desta matéria).
Esse tipo de curativo é indicado para lesões graves, como as causadas por pós-operatórios, pé diabético e outros quadros clínicos. O recurso é usado também para feridas que não respondem bem aos métodos convencionais, como explica Emilly Costa, enfermeira especialista neste método.
“São pacientes que têm indicação específica desse tratamento. Eles recebem sessões conforme avaliação médica, geralmente de 4 a 6 sessões. São pessoas com doenças crônicas, como diabetes, que necessitam desse tipo de curativo, porque o recurso proporciona melhora visível e mais rápida”, afirmou Emilly.
Com a rapidez no tratamento, outra melhora apontada pelo hospital é a alta desses pacientes e a liberação de novos leitos. Além disso, um balanço feito pela equipe de enfermagem do HE destaca que uma sessão do curativo a vácuo equivale a um mês de tratamento com curativo comum.
Uma das pessoas atendidas com o curativo a vácuo é Josenete Martins Gomes, a mulher teve erisipela, uma infecção na pele causada por bactérias, em uma das pernas.
“Quando cheguei aqui, estava muito feio, minha perna toda preta. Cheguei assustada. Agora estou na terceira sessão e está bem melhor mesmo. Foi ótimo mesmo”, comentou Josenete.
Curativo feito Josenete Martins
Gea/Divulgação
Como funciona a técnica de curativo a vácuo
Esse tipo de curativo usa uma bomba de sucção conectada ao curativo que ajuda na cicatrização de feridas complexas. A técnica age de quatro formas principais:
Forma novos vasos sanguíneos, melhorando a oxigenação da região;
Controla o exsudato, evitando acúmulo de líquidos e infecções;
Aproxima as bordas da ferida, acelerando o fechamento;
Reduz a carga bacteriana, criando um ambiente menos propício a infecções.
Pacientes internados no Hospital de Emergências participam de atividades terapêuticas
Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 Amapá no WhatsApp
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: